Muitas famílias de alto poder aquisitivo fazem filantropia e doam recursos para OSCs e projetos sociais, ambientais e culturais. Algumas delas, inclusive, estabelecem fundações ou institutos por meio dos quais fazem a operação e a gestão de suas ações filantrópicas.

Apesar de quase a totalidade dessas famílias serem empresárias, a filantropia que fazem no universo pessoal difere bastante daquela realizada pelas empresas. 

O Censo GIFE, que traça o perfil dos investidores sociais, mostra que as organizações filantrópicas familiares são as mais jovens em sua base de dados. Isso aponta para um movimento de criação de novas instituições, o que é muito bom. Porém, elas ainda doam pouco. Em 2021, as fundações e institutos familiares representavam 20% dos respondentes, mas haviam contribuído somente com 7% do total doado naquele ano. 

Entretanto, famílias têm uma grande vantagem: uma liberdade muito maior para escolher as causas apoiadas, já que não há necessidade de alinhamento ao negócio e também não há o risco de algum projeto “manchar” a imagem de uma empresa. 

Isso quer dizer que organizações e projetos ligados a causas polêmicas têm maior probabilidade de obter apoio junto a famílias do que a empresas. 

Famílias e institutos e fundações familiares podem ter orçamentos mais flexíveis porque não dependem de tantas aprovações de conselhos, sócios etc. E podem mudar de ideia sem maiores dificuldades – tanto para doar mais, como para doar menos. Ou para adotar uma nova causa e desistir da outra. 

Isso quer dizer que, às vezes, vale a pena tentar conquistar uma família para uma nova causa, mas será um trabalho de convencimento que vai exigir muito preparo.

Se você quiser conhecer as fundações e institutos familiares que fazem parte do Gife, basta acessar este link e selecionar ‘Fundação/Instituto Familiar’. Lá você também obter diversas informações, inclusive em quais causas atuam.

Aqui no Brasil, não temos muito conteúdo publicado para orientar o captador que quer mobilizar recursos junto a família e institutos e fundações familiares. Mas se você se interessou por esse tipo de doador, vale a pena dar uma lida no “Guia de Tendências e Práticas do Investimento Social Familiar”, produzido pelo Gife:

Saber mais sobre Famílias / Institutos e Fundações Familiares

Grafismo

Conteúdos que podem acrescentar na reflexão:

Para ter acesso a recursos de famílias, fundações e institutos familiares você pode usar as estratégias abaixo.

Se quiser saber mais sobre a estratégia, é só clicar nela.

Reunião de pedido de apoio

Equipe Conjunta • 3 de fev de 2023

Porém, mesmo encabeçando a lista das estratégias menos complexas, pedir apoio em reuniões com doadores exige bastante preparação. A primeira definição é com...

Acessar conteúdo

Editais

Equipe Conjunta • 23 de fev de 2023

Vamos classificar os editais em três categorias: Editais são excelentes fontes de recursos, até mesmo porque muitos se repetem anualmente. Mas para conseguir...

Acessar conteúdo

Eventos (presenciais, virtuais e híbridos)

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

Alguns formatos comuns de eventos de captação: O clássico – O modelo mais clássico de evento de captação é aquele no qual se...

Acessar conteúdo

Venda de produtos

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

A captação por meio da venda de produtos tem a vantagem de gerar recursos livres, não atrelados a projetos específicos e que podem...

Acessar conteúdo

Prestação de serviços

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

Mobilizar recursos vendendo serviços tira a organização do ciclo de captação por projeto e permite mais flexibilidade no uso do dinheiro. O risco...

Acessar conteúdo

Fundo Patrimonial

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

No Brasil, a cultura de fundo patrimonial ainda é relativamente recente. Mas no exterior, especialmente Estados Unidos e Inglaterra, muitas organizações sustentam seu...

Acessar conteúdo

Sabe de algum conteúdo que deveria estar no Guia?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um guia mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

8 princípios da Comunicação de Causas

Equipe Conjunta • 2 de fev de 2023

Confira o infográfico com 8 dicas fundamentais para comunicação de causas que podem ser aplicados no dia a dia das organizações da sociedade...

3
(1)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Minicartilha jurídica: estatutos e atas (Pt. 1)

Equipe Conjunta • 21 de dez de 2022

Conheça o capítulo da Coleção Caminhos de Estatutos e Atas para o desenvolvimento de uma Organização da Sociedade Civil.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.