A iniciativa

A Plataforma Conjunta é uma iniciativa colaborativa, desenvolvida por diversas organizações e profissionais do terceiro setor, focada em disseminar conhecimento, ferramentas, práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos que fortaleçam a missão social das OSCs.

Nosso objetivo é  promover o desenvolvimento e o fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs), potencializando a sua atuação. 

Para isso, nós iremos mapear, organizar e promover o que já existe de melhor no terceiro setor, em termos de produção de conteúdos, experiências de aprendizagem e oferta de recursos que tenham como foco o desenvolvimento institucional das OSCs. 

Além disso, desejamos que a Plataforma seja um espaço de estímulo à colaboração e à co-construção, incentivando que mais organizações possam se unir e propor novas iniciativas e soluções que apoiem o fortalecimento das organizações. 

Este trabalho colaborativo começou a partir da parceria formada entre Instituto ACP, Instituto humanize e GIFE, ao final de 2021. Juntas, as três organizações integram o Comitê Gestor da Plataforma Conjunta.

Depoimentos

IACP

“O Instituto ACP, uma organização de filantropia e investimento social familiar trabalha desde   2019  como o foco em desenvolvimento e fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil, apoiando diversas organizações na elaboração e implementação de seus planos Na prática isso inclui apoio financeiro complementado com apoio técnico,  materiais, espaços de aprendizagem, entre outros, em vários aspectos relacionados à:  gestão financeira, gestão de pessoas, comunicação, planejamento, avaliação, governança, e captação de recursos, entre outros, temas importantes e prioritário na sustentabilidade e desenvolvidos das OSC. No processo de acompanhamento destes apoios , e ao identificar os desafios enfrentados pelas organizações para avançarem nos seus aspectos internos, o Instituto ACP identificou que existe uma lacuna de conteúdos acessíveis, de qualidade, e práticos para serem utilizados no dia a dia da organização. Além de identificar que muitos materiais, e conhecimentos estão escondidos, pulverizados e de difícil acesso para as organizações. 

A Plataforma Conjunta vem para  apoiar essas  organizações neste processo,  com objetivo de oferecer uma curadoria qualificada e produzir novos conteúdos,  conhecimento, que contribuam com gestores e lideranças que estão à frente de suas organizações e lidam com questões institucionais diariamente”.

(Erika Sanchez Saez)

GIFE

“O GIFE é uma associação de investidores sociais privados brasileiros, organizações comprometidas com a promoção do bem comum por meio da aplicação de recursos filantrópicos. Compreendemos o desenvolvimento e fortalecimento de organizações da sociedade civil (OSCs) como condição essencial para a construção de um país mais justo, sustentável, democrático e equânime. Entendemos a Conjunta como uma plataforma que otimiza esforços, facilita a colaboração e contribui efetivamente para o fortalecimento das OSCs no país.”

(Pamela Ribeiro)

Instituto humanize

“Fundado em 2017, o Instituto humanize é uma instituição do terceiro setor que integra estratégias e articulações para o fortalecimento da filantropia nacional, e o apoio a entidades de referência para o desenvolvimento sustentável do país.

Tecemos conexões em rede para o desenvolvimento territorial e da realidade das pessoas que ali vivem, por meio de iniciativas de uso sustentável, negócios de impacto socioambiental, e de fortalecimento da gestão pública. De forma transversal, apoiamos o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) desde 2018.

Acreditamos que contribuir para o fortalecimento do ecossistema de OSCs brasileiras é fundamental para a promoção de um terceiro setor proativo, inovador e resiliente, que colabore para transformações locais perenes. Assim, apoiamos o desenvolvimento dos aspectos estruturais e institucionais de OSCs, de modo a intensificar suas atuações e impulsionar seus potenciais de impacto.

A Plataforma Conjunta aponta para uma forma de catalisar a sociedade civil organizada nacional e fomentar o ecossistema de transformação social que atua em prol do desenvolvimento sustentável no país. Para além, por seu formato colaborativo, entendemos a Conjunta como uma iniciativa que reúne esforços e otimiza recursos em prol do desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil.”

(Michele Rocha)

Módulo  Conteúdos

Através deste módulo, a Plataforma Conjunta oferece a curadoria de conteúdos já existentes, além de fomentar e apoiar a elaboração e produção de novos materiais sobre temas relacionados à gestão e fortalecimento institucional das organizações da sociedade civil.

Aqui você irá encontrar conteúdos voltados para as áreas de: captação de recurso; gestão de pessoas; desenvolvimento institucional; monitoramento e avaliação; planejamento; governança; gestão jurídica; comunicação; gestão financeira.

Módulo Jornadas Formativas

Neste módulo, serão disseminadas e desenvolvidas jornadas de aprendizagem para as organizações e seus profissionais, considerando diferentes necessidades e formatos de formações, fomentando trocas de conhecimento e experiências entre as OSCs, bem como o estabelecimento de redes entre seus profissionais de gestão.

Módulo Recursos Financeiros

Por meio deste módulo, a Plataforma Conjunta se propõe a mapear todas as fontes de recursos financeiros existentes focados no desenvolvimento das capacidades institucionais das OSCs, bem como fomentar novos mecanismos de apoio financeiro, dando visibilidade às iniciativas de financiamento já existentes, bem como fomentando a construção colaborativa de novas soluções e formatos de apoio financeiro que possibilitem a existência de mais recursos para o desenvolvimento institucional de mais OSCs.

Sabe de algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.

    Conteúdos Jornadas formativas
    (Em construção)
    Recursos Financeiros
    (Em construção)