Este instrumento, instituído pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), é um tipo de contrato que governos de todas as instâncias podem firmar com OSCs. Antigamente, era chamado simplesmente de “convênio”.

O governo tem uma série de obrigações e algumas delas são terceirizadas para organizações da sociedade civil. Por exemplo, uma prefeitura pode chamar OSCs para que administrem creches ou unidades de saúde. Neste caso, o governo lança um chamamento público (edital) convocando as organizações interessadas em prestar o serviço. É feita a seleção de acordo com os critérios estabelecidos no edital e a candidata vencedora é contratada por meio de um Termo de Colaboração. 

O Termo de Colaboração é similar ao Termo de Fomento, também instituído pelo MROSC. A diferença é que o Termo de Colaboração é firmado quando o governo faz um chamamento público propondo um plano de trabalho. E o Termo de Fomento é firmado quando a OSC propõe um plano de trabalho, que é aceito pelo governo. 

Apenas causas relacionadas às obrigações do Estado conseguem captar por meio de Termos de Colaboração. De um modo geral: educação, saúde e assistência social.

Mas a estratégia encontra algumas dificuldades:

  • A organização precisa ser especializada na realização do serviço solicitado pelo governo. 
  • Para se candidatar, a OSC deve estar com toda a documentação em dia e sem nenhuma pendência junto aos órgãos públicos, inclusive relativo a Termos de Colaboração anteriores. 
  • Para evitar favorecimentos indevidos, as solicitações de um edital público costumam ser muito complexas, e atendê-las dá trabalho. 
  • A prestação de contas exigidas pelo governo é minuciosa e sua organização provavelmente precisará de um profissional dedicado a essa tarefa. 
  • A OSC deve sempre manter uma reserva de recursos, porque o governo atrasa os repasses frequentemente e a organização não pode descontinuar serviços públicos importantes. 
  • Como as demandas de prestação de serviço ao governo são pesadas, há o perigo de a organização ficar totalmente dedicada a essa atividade e dependente da renovação dos editais e termos de colaboração. 
  • Existe o risco de a OSC deixar de defender a sua causa e passar a ser apenas uma prestadora de serviço para o governo, se afastando de sua missão.

Apesar de todas as dificuldades apresentadas, os Termos de Colaboração são uma forma muito comum de captação de recursos para OSCs, especialmente em cidades menores, onde o número de concorrentes é pequeno.  

Se você se interessou por esse tipo de captação, este texto vem com dicas: Confira aqui

Saber mais sobre Termos de colaboração

Grafismo

Conteúdos que podem acrescentar na reflexão:

Captação via termos de colaboração é uma estratégia que facilita o acesso ao seguinte tipo de doador (se quiser saber mais, é só clicar):

Poder Executivo Municipal / Estadual / Federal

Sampaio Ronei • 23 de fev de 2023

Para isso existe uma série de normas que foram aprovadas em 2014 e, gradualmente, entraram em vigor até 2018 e estão reunidas sob...

Acessar conteúdo

Você terá mais chances de sucesso na estratégia Captação via termos de colaboração, se tiver as seguintes habilidades/condições:

Tem contatos no governo

Sampaio Ronei • 23 de fev de 2023

Ter contatos no governo é uma condição interessante que pode facilitar o trabalho do captador de recursos. Mas é preciso ter coerência entre...

Acessar conteúdo

Sabe preparar bem um projeto 

Sampaio Ronei • 23 de fev de 2023

Um projeto bem preparado deve apresentar claramente o problema a ser atacado, a solução proposta e o impacto esperado. Também precisa dizer quanto...

Acessar conteúdo

Sabe fazer prestação de contas

Sampaio Ronei • 23 de fev de 2023

A prestação de contas parte de um orçamento previsto, que será confrontado com as despesas efetivamente realizadas. Estas, por sua vez, precisam estar...

Acessar conteúdo

É especialista em alguma área ou serviço

Sampaio Ronei • 9 de mar de 2023

Muitas OSCs são tão boas em suas atividades que podem desempenhá-las comercialmente como meio de mobilizar recursos para cobrir o trabalho filantrópico. Isso...

Acessar conteúdo

É uma organização conhecida ou referência 

Sampaio Ronei • 9 de mar de 2023

Se você não sabe definir como o público enxerga sua organização, talvez valha a pena fazer uma pesquisa de percepção de marca. Você...

Acessar conteúdo

Tem profissional dedicado à captação

Sampaio Ronei • 9 de mar de 2023

De um modo geral, pode-se dizer que todas as estratégias de captação têm maior probabilidade de sucesso se tiverem alguém focado somente nelas. ...

Acessar conteúdo

Não precisa do recurso imediatamente

Sampaio Ronei • 23 de fev de 2023

Algumas estratégias demoram mais para trazer retorno e é bom que se dedique atenção a elas porque, ainda que não seja possível colocá-las...

Acessar conteúdo

Sabe de algum conteúdo que deveria estar no Guia?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um guia mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

8 princípios da Comunicação de Causas

Equipe Conjunta • 2 de fev de 2023

Confira o infográfico com 8 dicas fundamentais para comunicação de causas que podem ser aplicados no dia a dia das organizações da sociedade...

3
(1)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Caderno de comunicação para o ativismo

Equipe Conjunta • 22 de dez de 2022

Guia de como desenvolver o seu Plano de Comunicação através do papel da comunicação, objetivos, público alvo, canais de comunicação, táticas, monitoramento e...

5
(1)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Minicartilha jurídica: estatutos e atas (Pt. 1)

Equipe Conjunta • 21 de dez de 2022

Conheça o capítulo da Coleção Caminhos de Estatutos e Atas para o desenvolvimento de uma Organização da Sociedade Civil.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.