Equipe Conjunta
22 de jun de 2023
Gestão e Desenvolvimento de pessoas
Inclusão e Diversidade
Publicação
Avançado
Iniciante
Intermediário
Indicado por
William Luz
Título
Somos plurais: um convite a práticas cotidianas de inclusão em instituições culturais e organizações do terceiro setor
Ano de publicação
2021
Organizações responsáveis
Itaú Cultural; Instituto Alana
Autores/ participantes
Tatiana Diniz
Coordenadores
Carlos Costa
Idiomas
Português
Focos geográficos
Nacional
"Somos plurais" é um convite a práticas cotidianas de inclusão em instituições culturais e organizações do terceiro setor. Venha conferir!
“Somos plurais” contribui para que o direito à acessibilidade (Lei Brasileira de Inclusão – 2015) se torne um compromisso assumido e defendido.
Uma realização do Instituto Alana e do Itaú Cultural (IC), a publicação é sobretudo um convite a práticas cotidianas de inclusão em instituições culturais e organizações do terceiro setor.
Os responsáveis escreveram a publicação ao longo de 2020, a partir de conversas com cerca de 40 pessoas, com e sem deficiência, de diversas áreas de atuação.
Com base em diferentes trajetórias, experiências e vivências, busca-se compartilhar desafios comuns e apresentar cenários possíveis para que a acessibilidade seja sempre garantida. Isso em toda e qualquer iniciativa, independentemente da estrutura de que cada organização dispõe.
Nesse sentido, é hora de realizar essas mudanças assumindo novas perspectivas: sem preconceito, estereótipo, estigma ou discriminação. Eliminar barreiras arquitetônicas, por exemplo, não é suficiente. Deve-se somar uma transformação muito mais ampla, que abarca desde mudanças atitudinais até adaptações e ajustes no fazer cotidiano, na capacitação das equipes e na formação de parcerias.
A efetivação do direito à acessibilidade melhora a vida de todas as pessoas. A quem tem deficiência garante acesso à cultura, à informação, à comunicação, à convivência comunitária e ao respeito. Às pessoas sem deficiência proporciona o benefício da diversidade de possibilidades ofertadas.
Uma exposição cujas paredes têm textos e legendas em fonte maior e à altura de cadeirantes beneficia, na mesma proporção, pessoas com baixa visão ou baixa estatura e crianças. Só há ganhos.
Acessibilidade é, sobretudo, garantir que todo mundo colha os frutos de viver em uma sociedade sem divisões, plural e mais receptiva às diferenças. É essa a conquista das escolas inclusivas, cujos benefícios formam crianças sem preconceitos e abertas à diversidade.
Para o Instituto Alana e para o Itaú Cultural, ser plural é uma necessidade, e a acessibilidade para todos os públicos é um desafio constante.
Confira também os vídeos com capítulos da publicação em Libras, disponíveis na página da Somos Plurais!
Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.
Indique aquiNossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.
O que você achou deste conteúdo?
Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).