Muitos estados e municípios possuem programas para incentivar o consumidor a pedir nota fiscal. Se o consumidor (pessoa física) for registrado no programa e pedir para emitir a nota em seu CPF, recebe um crédito em dinheiro no valor de uma fração do imposto gerado pela nota. Esse consumidor, caso queira, pode encaminhar o crédito para uma organização social. As características variam, dependendo do estado e da cidade.

Não é qualquer OSC que pode receber os créditos de nota fiscal, apenas as que se enquadram nas áreas de atuação indicadas pelo governo e que se inscrevem no programa. No caso do estado de São Paulo, as causas autorizadas são assistência social, saúde, educação, defesa e proteção animal, e cultura. 

O maior desafio desta estratégia é como alcançar o consumidor. A forma mais comum é por meio de parcerias com os estabelecimentos que emitem as notas fiscais, sejam de comércio ou de serviço.

O consumidor pode doar os créditos de duas formas diferentes:

  • Não colocar o seu CPF na nota, que será cadastrada para a OSC beneficiada. Neste caso, a OSC deve fazer parceria com o estabelecimento que emite as notas porque ele vai doar todas as notas emitidas sem CPF. Neste caso, a organização beneficiada terá de criar uma estrutura para lançar todas as notas recebidas no sistema. Muitas conseguem realizar esse trabalho com a ajuda de voluntários. Atenção: nem todos os programas de incentivo à nota fiscal permitem esta modalidade. 
  • Colocar seu CPF na nota, mas estar cadastrado no site do programa como doador de uma OSC específica, então os créditos serão automaticamente encaminhados para a beneficiária. Neste caso, a OSC precisa conquistar consumidores que queiram doar os créditos para ela e informar esta decisão ao governo. 

Esta estratégia de captação é interessante por gerar doações recorrentes a partir de um esforço inicial único.  Mas é preciso cuidar do relacionamento com os parceiros, tanto estabelecimentos como consumidores.

As principais desvantagens são a demora na chegada dos recursos – normalmente só são distribuídos duas vezes por ano – e a dependência de um programa de governo que pode mudar a qualquer momento, alterando a forma de fazer a doação, reduzindo o percentual de repasse autorizado ou mudando as causas beneficiadas.

Se você ficou interessado em captar via programas de incentivo à nota fiscal, deve verificar se há algum programa deste tipo na sua cidade ou estado. A seguir separamos dois exemplos:

Nota Fiscal Paulista 

Nota Paraná

Saber mais sobre captação via nota fiscal

Grafismo

Conteúdos que podem acrescentar na reflexão:

Captação via nota fiscal é uma estratégia que facilita o acesso aos doadores individuais (se quiser saber mais, é só clicar nele):

Doadores individuais

Equipe Conjunta • 23 de fev de 2023

Este tipo de doador requer que se invista em uma estrutura robusta de captação, o que demanda:  Em compensação, os doadores individuais oferecem...

Acessar conteúdo

Você terá mais chances de sucesso na estratégia captação via nota fiscal se tiver as seguintes habilidades/condições:

Trabalha por uma causa popular

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

Como são causas abrangentes, é provável que a sua organização se encaixe em algumas delas, mas não basta isso. Além de defender uma...

Acessar conteúdo

Tem uma numerosa rede de contatos

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

Portanto, se você tem mapeados seu público e os principais grupos interessados nessa comunidade, como lideranças, empresas e órgãos públicos, já deve ser...

Acessar conteúdo

Tem acesso a celebridades

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

Portanto, se sua organização tem acesso a uma ou mais celebridades, não deixe de aproveitar essa vantagem para tentar incluí-las em suas estratégias...

Acessar conteúdo

Tem relacionamento com o comércio varejista

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

Supermercados, farmácias, padarias e mesmo aquela pequena loja próxima à sua organização podem se transformar em valiosos pontos de contato com potenciais doadores.  ...

Acessar conteúdo

Sabe de algum conteúdo que deveria estar no Guia?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um guia mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

8 princípios da Comunicação de Causas

Equipe Conjunta • 2 de fev de 2023

Confira o infográfico com 8 dicas fundamentais para comunicação de causas que podem ser aplicados no dia a dia das organizações da sociedade...

3
(1)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Minicartilha jurídica: estatutos e atas (Pt. 1)

Equipe Conjunta • 21 de dez de 2022

Conheça o capítulo da Coleção Caminhos de Estatutos e Atas para o desenvolvimento de uma Organização da Sociedade Civil.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.