Conteúdos

O Direito à Desconexão

O Direito à Desconexão

Equipe Conjunta

7 de nov de 2023

Gestão e Desenvolvimento de pessoas

Post

Avançado

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Título

O Direito à Desconexão

Ano de publicação

2023

Organizações responsáveis

Stanford Social Innovation Review

Autores/ participantes

Sabrina Pellerin, Ariane Ollier-Malaterre, Ellen Ernst Kossek, Marie-Colombe Afota, Luc Cousineau, Charles-Étienne Lavoie, Emmanuelle Leon, Barbara Beham, Gabriele Morandin, Marcello Russo, Ameeta Jaga, Jichang Ma, Chang-qin Lu e Xavier Parent-Rocheleau

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é direcionado para o público interessado em questões relacionadas ao Terceiro Setor, especialmente para aqueles preocupados com os desafios enfrentados pelos trabalhadores em relação à hiperconectividade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e saúde mental. Esse conteúdo também é relevante para ativistas, pesquisadores, profissionais da área de saúde, gestores de organizações do Terceiro Setor e profissionais interessados na promoção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Este conteúdo aborda o direito à desconexão no contexto do trabalho remoto e híbrido. Destaca que a conectividade constante pode prejudicar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, afetando a saúde mental dos trabalhadores.

O texto menciona que várias medidas estão sendo consideradas para abordar essa questão, incluindo acordos de flexibilidade individuais, restrições de comunicação impostas pelas empresas e leis que liberam os trabalhadores de responder a comunicações após o expediente.

No entanto, o texto observa que as atuais leis de desconexão têm limitações em sua aplicação e eficácia, e sugere a necessidade de reformular o conceito de desconexão para atender às diversas necessidades dos trabalhadores e promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Propõe três princípios fundamentais: inclusão, alinhamento cultural e preferência pessoal.

Também enfatiza a importância de políticas de desconexão serem flexíveis, diversificadas e baseadas em pesquisa. O texto conclui destacando que o direito de desconexão não é uma solução mágica para os desafios da hiperconectividade, mas exorta governos, empregadores e sociedade civil a colaborar na elaboração de legislação sólida e flexível que consagre a desconexão como um direito universal e duradouro, promovendo um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal e saúde mental no trabalho.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

O caso de evolução organizacional da WWF-Brasil

Equipe Conjunta • 2 de out de 2023

Este vídeo aborda os desafios e avanços no processo de desenvolvimento organizacional do WWF sob a liderança de Mauricio Voivodic nos últimos 6...

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Direitos digitais e diversidade

Equipe Conjunta • 9 de mar de 2023

InternetLab lança roteiro para engajamento de organizações, a partir de reflexões críticas sobre direitos digitais e práticas de diversidade.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.