Conteúdos

Como estruturar colaborações estratégicas para ampliar o impacto das OSCs

Como estruturar colaborações estratégicas para ampliar o impacto das OSCs

Equipe Conjunta

13 de fev de 2026

Desenvolvimento institucional

Gestão e Desenvolvimento de pessoas

Governança

Artigo

Intermediário

0
(0)

Título

Um novo modelo para colaborações de impacto

Ano de publicação

2026

Autores/ participantes

Soren Kaplan

Idiomas

Português - Artigo publicado originalmente na Stanford Social Innovation Review com o título “The Impact Collaborative”

Focos geográficos

Caso internacional, com aplicação replicável em diferentes contextos. O estudo de caso se refere ao condado de Contra Costa, Califórnia, Estados Unidos

Esse conteúdo é pra mim?

Se você é liderança executiva, membro de conselho, gestor de planejamento estratégico ou responsável por parcerias e captação em uma OSC, este conteúdo oferece diretrizes concretas para estruturar alianças que ampliam impacto sem comprometer identidade institucional.

Este conteúdo aborda como organizações podem estruturar uma colaboração estratégica para ampliar impacto coletivo sem perder autonomia institucional. A partir do caso da Food Security Collaborative, o artigo demonstra, de forma concreta, como alinhar missões, integrar dados e coordenar serviços fortalece respostas sistêmicas a desafios complexos. Ao mesmo tempo, evidencia que soluções isoladas tendem a limitar escala e efetividade.

Além disso, o texto apresenta princípios práticos de desenho colaborativo, como objetivo comum, governança leve, uso de dados compartilhados e financiamento conjunto. Nesse contexto, ao substituir competição por coordenação, as organizações reduziram sobreposições, identificaram lacunas territoriais e aumentaram a eficiência no uso de recursos. Consequentemente, ampliaram sua capacidade de resposta. Dessa forma, transformaram um experimento inicial em um sistema financiado e orientado por evidências.

Por fim, o artigo oferece um roteiro passo a passo para líderes que desejam iniciar alianças estratégicas em seus territórios. Assim, a proposta fortalece governança, planejamento integrado e captação colaborativa, pilares centrais do Desenvolvimento Institucional. Portanto, explore como estruturar parcerias que ampliam escala, legitimidade e sustentabilidade para sua organização.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

ONGs: repensando sua prática de gestão

Equipe Conjunta • 4 de jun de 2024

Explore a importância da sistematização das práticas de gestão em organizações do Terceiro Setor.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

O despertar da liderança sistêmica

Equipe Conjunta • 7 de maio de 2024

Descubra as capacidades essenciais dos líderes sistêmicos e como elas podem estimular a liderança coletiva em diferentes contextos.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.