
Prestação de Contas com base no MROSC
Equipe Conjunta • 14 de ago de 2023
Explore como a Lei Federal 13.019/2014 define as regras para a parceria entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.
Requisitos para formalizar parcerias entre órgãos públicos e OSCs
Equipe Conjunta
15 de maio de 2025
Gestão Jurídica
Nota Técnica
Avançado
Iniciante
Intermediário
Título
Portaria SEGES/MGI nº 3.506, de 8 de maio de 2025
Ano de publicação
2025
Organizações responsáveis
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
Autores/ participantes
Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Idiomas
Português
Focos geográficos
Nacional
Este conteúdo é direcionado para organizações da sociedade civil, gestores públicos e entidades privadas sem fins lucrativos que buscam estabelecer parcerias com a administração pública federal. A Portaria SEGES/MGI nº 3.506 fornece orientações claras sobre os procedimentos e requisitos para a formalização de acordos de cooperação técnica, acordos de adesão e acordos de cooperação, visando promover ações de interesse público e fortalecer a colaboração entre os setores público e privado.
Este conteúdo aborda a Portaria SEGES/MGI nº 3.506, de 8 de maio de 2025, que estabelece normas complementares para a celebração de acordos de cooperação técnica (ACT), acordos de adesão e acordos de cooperação entre a administração pública federal e outras entidades. A portaria detalha os procedimentos e requisitos para formalizar essas parcerias, visando aprimorar a colaboração entre órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
A portaria define claramente os tipos de acordos: o ACT é um instrumento de cooperação para ações de interesse recíproco sem transferência de recursos; o acordo de adesão possui condições previamente estabelecidas por órgão público; e o acordo de cooperação formaliza parcerias com organizações da sociedade civil para finalidades de interesse público, também sem transferência de recursos financeiros. Cada tipo de acordo possui requisitos específicos, como a aprovação de plano de trabalho e comprovação da legitimidade dos representantes legais.
Além disso, a portaria especifica que suas disposições não se aplicam a outras formas de parcerias regidas por legislações específicas.
👉Ela entrará em vigor em 1º de julho de 2025, revogando a Portaria SEGES/MGI nº 1.605, de 14 de março de 2024.
Equipe Conjunta • 14 de ago de 2023
Explore como a Lei Federal 13.019/2014 define as regras para a parceria entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.
Equipe Conjunta • 13 de ago de 2023
Conheça o livro "Execução das Parcerias", que explora a Lei Federal 13.019/2014 e o marco regulatório das parcerias entre o setor público e...
Equipe Conjunta • 10 de mar de 2023
Descubra como a Lei 13.019/2014 está moldando as parcerias entre organizações da sociedade civil e o poder público.
Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!
Indique aquiEssas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!
Indique aquiContribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.
Indique aquiNossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.
O que você achou deste conteúdo?
Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).