Facilitação de Processos
Equipe Conjunta
26 de jul de 2024
Pós graduação
Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
Híbrido
Sudeste
Pago
Acima de 100h
Indicado por
Ana Biglione
Título da jornada
Facilitação de Processos
Organização responsável
Faculdade Rudolf Steiner
Parceiro técnico
Proteus Initiative; Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social; Tégéra - Núcleo de Autoinovação; Noetá; GRA- Grupo Recife de Aprendizagem
R. Irineu Marinho, 124 - Santo AmaroSão Paulo - SP, 04739-040
É direcionado para pessoas com idade superior a 28 anos, que estejam buscando um modo mais vivo e integrado de atuar no mundo a partir da facilitação de processos e questionando sua prática e/ou atuação profissional, tais como:
> Pessoas que se sentem responsáveis por promover mudanças no contexto em que atuam;
> Profissionais que atuam com desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento social, tais como educadores, psicólogos, assistentes sociais, consultores, coaches e profissionais liberais;
> Profissionais vinculados a organizações sociais, governos e administração pública, institutos, fundações e escolas;
> Profissionais autônomos que atuam conduzindo grupos, facilitando processos, tanto individuais quanto coletivos.
Os participantes precisam estar dispostos a compartilhar suas experiências com o grupo, a refletir profundamente sobre si e sobre sua prática, e devem estar preparados para exercitar o aprendizado na formação a partir dos exercícios e tarefas inter-módulos.
📍 PRÉ-REQUISITOS
> Idade mínima de 28 anos completos (serão avaliadas exceções)
> Graduação completa
Se você quer dominar técnicas de facilitação e aprender a transformar grupos em times engajados, este curso é para você. Conheça o programa de Facilitação de Processos e mergulhe em práticas que fomentam a colaboração e o aprendizado em grupo. Aproveite essa oportunidade de aprimorar suas habilidades de liderança e gestão.
O curso de pós-graduação em Facilitação de Processos oferecido pelo FRS em 2025-26 capacita profissionais para liderar dinâmicas participativas e promover a colaboração em equipes, tornando-se um diferencial para líderes e gestores. Com uma abordagem prática e foco em metodologias ativas, o programa inclui técnicas de facilitação, gestão de conflitos e construção de ambientes colaborativos, essenciais para otimizar o desempenho de grupos e criar espaços de aprendizado contínuo. Ideal para profissionais que desejam se destacar ao aprimorar habilidades de liderança e gestão de equipes, o curso é um investimento na capacitação para ambientes que demandam engajamento e trabalho conjunto.
Para se inscrever, o candidato deve: I. preencher completamente o Formulário de Inscrição disponível no site da FRS; II. efetuar o pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo; e III. participar de uma entrevista com a coordenação do curso, caso solicitado, para esclarecimentos e alinhamento de expectativas.
O curso de Facilitação de Processos do FRS explora técnicas de facilitação e condução de grupos, gestão de conflitos, criação de ambientes colaborativos, planejamento e estruturação de processos, além de ferramentas de comunicação e dinâmicas de grupo que promovem o engajamento e a produtividade. Com foco no desenvolvimento de habilidades de liderança, o programa oferece estratégias para mediar conflitos, engajar participantes e criar espaços de aprendizado contínuo, formando facilitadores capazes de otimizar o desempenho das equipes em diversos contextos profissionais.
O curso será realizado em 24 meses, de janeiro de 2025 a dezembro de 2026, em formato semipresencial, com aulas presenciais e aulas remotas, com a seguinte estrutura:
> 6 encontros presenciais em imersão de 5 dias cada, de quarta a domingo, início quarta às 09h e término domingo às 15h
> 6 encontros online ou híbrido de 3 dias parciais de sexta, sábado e domingo, das 08h às 13:30 horas
> 6 encontros online ou híbrido de 2h30 às segundas-feiras, das 19h às 21h30 horas
> 1 encontro de encerramento online ou híbrido 07/12/2025, das 19h às 21h30.
Qualquer porte
Sim, oferecerá bolsas de estudos parciais para candidatos que se autodeclarem como negras (pretas ou pardas) ou indígenas, demonstrem necessidade de apoio financeiro e apresentem renda familiar inferior a quatro salários mínimos. A seleção será feita por meio da análise da ficha de inscrição e de uma entrevista virtual agendada. As bolsas não cobrirão despesas de locomoção, hospedagem e alimentação nos encontros presenciais, mas poderão incluir essas despesas se houver aumento de recursos a partir de março de 2025. Caso a demanda por bolsas supere a disponibilidade, critérios de seleção incluirão a autodeclaração étnico-racial, a renda familiar e o interesse do candidato em participar da formação.
Quando ocorre:
24 meses, de janeiro de 2025 a dezembro de 2026
Período de Inscrição:
20 de setembro de 2024 a 6 de dezembro de 2024.
Disponibilidade:
Disponibilidade Temporária
R$ 32.400,00
24 parcelas mensais consecutivas de R$ 1.350,00. A matrícula corresponde à primeira parcela do pagamento.
Os custos adicionais de hospedagem e alimentação durante os módulos não estão incluídos no contrato e deverão ser pagos pelo aluno diretamente ao responsável pelo local do evento.
Confira mais informações sobre valores clicando aqui.
Sim
Critérios de certificação: Ao final do programa, os participantes que cumprirem os requisitos exigidos receberão um certificado que atesta a conclusão da pós-graduação.
Consultora e facilitadora de processos associada ao Instituto Fonte desde 1999, Flora é formada em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, com especialização em Didática no Ensino Superior pelo Centro Universitário UniDomBosco. Há 21 vem trabalhando em processos de desenvolvimento junto a diferentes iniciativas sociais e co-facilitando programas de formação tais como Artistas do Invisível e Profides. Foi facilitadora convidada na Pós-Graduação Reflective Social Practice realizada no NE do Brasil pela Proteus Initiative (África do Sul), em parceria com Crossfields Institute (Londres) e Alanus University (Alemanha). Publicou artigos em diversos livros e coordenou a edição de diferentes publicações voltadas ao desenvolvimento de organizações sociais. É fellow da Fundação Kellogg, do BoardSource e do CDRA (Community Development Resource Association), organização junto à qual cursou o Fellowship Programme, programa avançado com foco em intervenção social.
Facilitadora de processos de aprendizagem, de desenvolvimento e relações humanas, coach e consultora fundamentada pela Antroposofia e Fenomenologia de Goethe. Master of Arts de Filosofia da Inovação Social – Prática Social Reflexiva, pela Alanus University (Alemanha), MBA em Finanças (PUC-RJ), com especialização em Psicologia Social das Organizações (Instituto Sedes Sapientiae). Aconselhadora Biográfica (Associação Sagres-SC), Mediadora de Conflitos (Trigon-Alemanha/IMO/Ecosocial) e cursou formação de Consultores Internos e Facilitadores (ADIGO). É conselheira do Hospital Israelita Albert Einstein, ex-Diretora da Sociedade Antroposófica (mandato de 2015-2019) e co-coordenadora da Seção de Ciências Sociais da Escola Superior Livre (Sociedade Antroposófica Universal – Goetheanum, Suíça).
Allan Kaplan e Sue Davidoff são fundadores da Proteus Initiative, facilitadores, professores, escritores e pioneiros da Prática Social Reflexiva. Com vários livros publicados (dois dos quais traduzidos para o português: Artistas do Invisível e O Ativismo Delicado), o seu trabalho é uma tentativa de perceber as consequências da verdadeira participação, da complexidade socioecológica e de uma consciência emergente no campo da transformação social. Eles têm executado diversos programas de aprendizagem no Brasil e no mundo, entre eles Mestrados internacionais e pós-graduações em Prática Social Reflexiva, em parceria com diversas organizações, tais quais Alanus University, Crossfields Institute, London Metropolitan University e a Faculdade Rudolf Steiner, entre outras.
Bacharel em Letras pela USP, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Treinamento (EUA) e Doutora em Educação (UNESP). Trabalhou como consultora em desenvolvimento social pelo Instituto Fonte por vários anos, como empreendedora social no campo da educação complementar e como tutora convidada na Pós-Graduação Reflective Social Practice realizada no NE do Brasil pela Proteus Initiative (de Allan Kaplan e Sue Davidoff, África do Sul), em parceria com Crossfields Institute (Londres) e Alanus University (Alemanha). Traduziu o livro Artistas do Invisível e Delicado Ativismo. Hoje busca aprimorar sua experiência buscando a integração entre a facilitação de processos, a fenomenologia goetheana e a Terapia Artística.
Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!
Indique aquiEssas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!
Indique aquiContribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.
Indique aquiNossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.
O que você achou deste conteúdo?
Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).