Design decolonial: territórios e olhares
Direcionado para designers, artistas, educadores, comunicadores, gestores culturais e pessoas interessadas em práticas criativas comprometidas com justiça social, memória, território e diversidade de saberes.
Se você busca repensar o design a partir dos territórios, explore esta formação que conecta práticas decoloniais, juventudes, tecnologias e experiências comunitárias, ampliando o olhar sobre criação, escuta e responsabilidade social.
O curso Design decolonial: territórios e olhares apresenta uma introdução crítica ao design decolonial, valorizando saberes territoriais, práticas comunitárias e linguagens locais que desafiam narrativas eurocentradas, reposicionando o design como prática política, cultural e social.
Design decolonial; territórios; saberes locais; práticas comunitárias; colonialidade; escuta ativa; juventudes; economia criativa; tecnologias; inteligência artificial; cultura; estética; educação
4 horas
Quando ocorre:
Contínuo
Período de Inscrição:
Inscrições abertas
Disponibilidade:
Disponibilidade Contínua
Sim
Graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará e em pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. É mestre e doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutora do Programa de Pós-graduação em Edu- 4 /4cação da Universidade Estadual do Ceará, possuindo interesse em temas que abordam decolonização, políticas afirmativas, estudos culturais e formação docente. Atuou como conselheira federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) pelo es-tado do Ceará, de 2021 a 2023, onde exerceu as funções de coorde-nadora da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED). Atualmente trabalha como professora no Centro Universi-tário Christus (UNICHRISTUS) e como coordenadora de formação da Kuya – Centro de Design do Ceará
Arquiteta e urbanista, mestra em Planejamento Urbano e Direito à Cidade pela Universidade Federal do Ceará, e pós-graduanda em Ciência de Dados Geográficos. Integra o Grupo de Estudos Ra-ciais em Avaliação e Saúde, onde concebeu e ministrou o curso “Relações Raciais em Saúde” (2023 e 2024), discutindo, ao lado de outros profissionais, o pensamento social negro e indígena como base estratégica para o campo da Saúde Coletiva. É pesquisadora no Núcleo de Estudos Raciais e Interseccionais (NERI), com foco nas relações étnico-raciais e na produção do espaço em Fortaleza. Em 2024, atuou como supervisora pedagógica do Núcleo de Pesquisa Afirmativa e Territorial do Instituto Mirante de Cultura e Arte, colab-orando com o programa “Mapeamento Afetivo Poço da Draga”, em Fortaleza. Atualmente, é coordenadora de articulação territorial do Instituto Cultural Iracema
Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!
Indique aqui
Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!
Indique aqui
Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.
Indique aqui
Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.
O que você achou deste conteúdo?
Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).