O papel do Marketing de Causas no ESG
Equipe Conjunta • 28 de maio de 2025
Explore como o marketing de causas pode impulsionar a responsabilidade social e ambiental das empresas no ESG.
Repensando a forma de fazer negócio e resolver problemas sociais
Equipe Conjunta
23 de set de 2025
Captação de Recursos
Guia e E-book
Avançado
Iniciante
Intermediário
Título
Oportunidades para Grandes Empresas: Repensando a forma de fazer negócio e resolver problemas sociais – Manual para líderes de Grandes Empresas atuarem com Negócios de Impacto (versão para debate)
Ano de publicação
2017
Organizações responsáveis
Força Tarefa de Finanças Sociais e Sense-Lab (com apoio do ICE e colaboração de 40 organizações)
Autores/ participantes
Andreas Ufer; Camila Di Cezar; Carlos Eduardo Gonçalves; Celia Cruz; Debora Souza Batista; Diogo Quiterio; Erasmo Lima; Fabiana de Marcos; Flavia Regina de Souza Oliveira; Juliana Furini de Vasconcellos; Ornella Guzzo; Regiane Tuma; Yurik Ostroski.
Idiomas
Português
Focos geográficos
Nacional
Este conteúdo é direcionado para grandes empresas, investidores sociais privados e organizações intermediárias do ecossistema de impacto que desejam se aproximar de Negócios de Impacto e atuar de forma mais estratégica e colaborativa para promover desenvolvimento social e ambiental. É especialmente útil para líderes corporativos, gestores de sustentabilidade, inovação e responsabilidade social que queiram integrar soluções de impacto em suas operações.
Este conteúdo aborda como grandes empresas podem repensar sua atuação para gerar impacto social positivo ao mesmo tempo que fortalecem sua competitividade. O manual sugere que a conexão com Negócios de Impacto — iniciativas que conciliam sustentabilidade financeira e transformação social — é estratégica tanto para resolver desafios internos quanto para se adaptar às novas exigências de mercado e da sociedade.
O texto apresenta motivações práticas para que as corporações colaborem com negócios de impacto: revisar seu propósito, enfrentar desafios operacionais e experimentar o futuro. Ao se engajarem, empresas podem melhorar sua performance, atrair e reter talentos, inovar em produtos e serviços e acessar mercados pouco explorados, como os de baixa renda.
A publicação também oferece um guia prático de como mapear desafios internos, definir formatos de conexão, testar soluções em parceria e institucionalizar a inovação. Ao final, deixa claro que essa integração é um caminho sem volta para empresas que desejam ser relevantes no futuro e atuar com responsabilidade socioambiental.
Equipe Conjunta • 28 de maio de 2025
Explore como o marketing de causas pode impulsionar a responsabilidade social e ambiental das empresas no ESG.
Equipe Conjunta • 11 de dez de 2023
Explore o infográfico do Instituto Ethos e TozziniFreire Advogados que resume uma abordagem integrada em compliance e governança.
Equipe Conjunta • 23 de out de 2023
Conheça a crescente importância da pauta ESG (Ambiental, Social e Governança) entre investidores e empresas.
Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!
Indique aqui
Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!
Indique aqui
Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.
Indique aqui
Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.
O que você achou deste conteúdo?
Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).