Periferias e filantropia

Equipe Conjunta

19 de abr de 2023

Desenvolvimento institucional

Pesquisa

Relatório

Avançado

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Título

Periferias e Filantropia - As barreiras de acesso aos recursos no Brasil

Ano de publicação

2023

Organizações responsáveis

Iniciativa PIPA; Instituto Nu

Autores/ participantes

Agnes Aparecida Santos; Anderson Lucas da Costa Pereira; Celina Maria Muller Ferreira Pinagé; Débora Ferreira Paixão Diniz; Herika Marques Barcelos Lima; João Mario Sales da Silva; Luna Mendes dos Santos; Luana da Silva; Murillo José de Aguiar Araújo; Neidelena Regina de Macedo Nobre; Paulo Eduardo Marques de Sousa; Samily Maria Moreira da Silva e Silva

Coordenadores

Gelson Henrique; Luana Braga Batista

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é para você que quer saber como o dinheiro chega (ou não) nas iniciativas de periferia e o que você pode fazer para colaborar com a justiça social.

Em 2022, a Iniciativa PIPA, em parceria com o Instituto Nu, realizou a pesquisa “Periferias e filantropia: as barreiras de acesso aos recursos no Brasil”.

Com impacto e abrangência, a pesquisa analisou a descentralização dos recursos privados para viabilizar as ações e os projetos daqueles que estão na ponta.

Em suma, os dados da pesquisa apresentam um mapeamento inédito do setor e dão um panorama de uma outra realidade do país.

“A pesquisa conseguiu 607 respostas de iniciativas das 5 regiões do país, o que proporcionou a realização de análises profundas no que diz respeito à raça, gênero, classe e condições de trabalho nas iniciativas de periferias”.

Para o desenvolvimento do Brasil, apresentar propostas capazes de inovar esse campo é urgente, uma vez que ele atende tantos segmentos sociais. 

Da mesma forma, há uma grande demanda para que a pluralidade de corpos e experiências de fato se faça presente entre aqueles que pautam o repasse de recursos. Essa capacidade de mobilização é potente para a solução das desigualdades, as quais não são criações da periferia.

Conteúdos adicionais

Saiba um pouco sobre como foi o lançamento da pesquisa “Periferias e filantropia” através dos olhares do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Na época, a organização compartilhou impressões e reflexões sobre a pesquisa, comentou alguns dos maiores achados e destacou possibilidade para o setor. Caso tenha despertado a sua curiosidade, acesse aqui a notícia completa.

Além disso, através da voz de Gelson Henrique, a pesquisa também foi destaque no 12º Congresso GIFE – Desafiando Estruturas de Desigualdades.

De forma complementar, neste mesmo evento, Edgar Villanueva trouxe reflexões sobre a urgência da prática de decolonização da filantropia para o combate à desigualdade. Algumas das suas principais ideias foram trazidas neste texto, publicado originalmente no Nexo Jornal.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Sabe de algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.

    Conteúdos Jornadas formativas
    (Em construção)
    Recursos Financeiros
    (Em construção)