Mulheres nas OSCs

Equipe Conjunta

8 de mar de 2024

Gestão e Desenvolvimento de pessoas

Artigo

Avançado

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Título

O trabalho das mulheres nas organizações sociais no Brasil: desigualdades e paradoxos

Ano de publicação

2019

Organizações responsáveis

Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)

Autores/ participantes

Graciela Hopstein; Martina Davidson

Coordenadores

Graziela Santiago

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é para você que busca dados e análises sobre remuneração e acesso a cargos de tomada de decisão por mulheres em organizações sociais.

O artigo analisou as condições de trabalho das mulheres nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras e no âmbito da filantropia corporativa no Brasil. Através de um olhar direcionado ao papel do cuidado e à esteriotipação de gênero, invocou-se aspectos da filosofia feminista. Gerando, ainda, uma reflexão com base nos dados secundários fornecidos pela pesquisa do Ipea (2018) e pelo Censo GIFE 2016.

A partir da análise realizada, constatou-se a existência de relações de desigualdade entre homens e mulheres nos dois universos estudados. Nos quais, reproduzem-se as tendências do mercado de trabalho brasileiro no que diz respeito a remunerações e acesso a cargos de tomada de decisão.

Este artigo integra a primeira edição dos Artigos GIFE, selecionados na chamada pública lançada pelo GIFE em 2018. A série Artigos GIFE publica reflexões e análises de pesquisadores brasileiros de diferentes áreas do saber com o objetivo de estimular, ampliar e disseminar a produção de conhecimento qualificado sobre o campo da filantropia, do investimento social privado (ISP) e da sociedade civil no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Sabe de algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.

    Conteúdos Jornadas formativas
    (Em construção)
    Recursos Financeiros
    (Em construção)