Mulheres nas OSCs

Equipe Conjunta

8 de mar de 2024

Gestão e Desenvolvimento de pessoas

Artigo

Avançado

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Título

O trabalho das mulheres nas organizações sociais no Brasil: desigualdades e paradoxos

Ano de publicação

2019

Organizações responsáveis

Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)

Autores/ participantes

Graciela Hopstein; Martina Davidson

Coordenadores

Graziela Santiago

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é direcionado para profissionais e pesquisadores do terceiro setor, especialmente aqueles envolvidos com organizações da sociedade civil e filantropia corporativa. Ele é ideal para quem deseja entender as disparidades de gênero no ambiente de trabalho dessas organizações, promovendo uma reflexão baseada em dados e na filosofia feminista para fomentar igualdade e inclusão no campo da filantropia e do investimento social privado no Brasil.

Este conteúdo aborda as condições de trabalho das mulheres nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras e na filantropia corporativa no Brasil.

Utilizando um enfoque na estereotipação de gênero e no papel do cuidado, o artigo se baseia em dados de pesquisas do Ipea (2018) e do Censo GIFE 2016 para revelar desigualdades entre homens e mulheres nas OSCs, especialmente em termos de remuneração e acesso a cargos de decisão.

A análise mostra que essas disparidades refletem as tendências mais amplas do mercado de trabalho brasileiro. Constatou-se a existência de relações de desigualdade entre homens e mulheres nos dois universos estudados. Nos quais, reproduzem-se as tendências do mercado de trabalho brasileiro no que diz respeito a remunerações e acesso a cargos de tomada de decisão.

Este artigo integra a primeira edição dos Artigos GIFE, selecionados na chamada pública lançada pelo GIFE em 2018. A série Artigos GIFE publica reflexões e análises de pesquisadores brasileiros de diferentes áreas do saber com o objetivo de estimular, ampliar e disseminar a produção de conhecimento qualificado sobre o campo da filantropia, do investimento social privado (ISP) e da sociedade civil no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Diversidade, equidade e inclusão nas ONGs

Equipe Conjunta • 1 de maio de 2024

Descubra a definição de diversidade, equidade e inclusão de maneira didática neste conteúdo elaborado pela equipe da Ação Educativa

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Equidade, diversidade e inclusão nos programas de compliance das OSC

Equipe Conjunta • 12 de abr de 2024

Descubra a importância vital da equidade, diversidade e inclusão nos programas de compliance das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Explore como esses aspectos...

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.