Filantropia no Brasil em 2023

Equipe Conjunta

10 de mar de 2023

Desenvolvimento institucional

Publicação

Avançado

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Indicado por

Luisa Lima

Título

Perspectivas para a Filantropia no Brasil 2023

Ano de publicação

2023

Autores/ participantes

Luisa Gerbase de Lima; Marina Zanin Negrão; Paula Jancso Fabiani

Coordenadores

Luisa Gerbase de Lima

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é para você que trabalha com investimento social privado (ISP) e filantropia estratégica. Principalmente, se você busca mais informações sobre a perspectiva do setor, como as principais tendências, e saber exemplos práticos de projetos para você se inspirar.

São oito perspectivas que têm como elemento comum a “ousadia”, com exemplos práticos e dicas para a ação mais efetiva de filantropos e investidores sociais.

Esta publicação foi lançada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) no início de 2023. Acima de tudo, sua importância é trazer alguns desafios e perspectivas para a Filantropia no Brasil durante o ano.

De acordo com a organização, esta segunda edição do Perspectivas para a Filantropia no Brasil apresenta uma leitura do cenário e identifica ações inspiradoras. Além disso, aponta caminhos para um investimento social privado (ISP) mais estratégico e transformador, reunindo elementos que contribuem para tomadas de decisões.

O ponto de partida são reflexos do ano de 2022, marcado por eleições polarizadas e pela necessidade de organizações e entidades virem a público manifestar seu compromisso com a democracia. Igualmente, há destaque para a volta do Brasil para o Mapa da Fome da ONU, a grave situação de povos originários na Amazônia, além dos níveis recordes de desmatamento.

São oito perspectivas que refletem e trazem exemplos práticos sobre como filantropos e investidores sociais podem agir de forma estratégica, efetiva e ágil.

As 8 perspectivas para a filantropia no Brasil em 2023, trazidas pela publicação, são:

  1. A potência (e a necessidade) do diálogo como construtor de pontes. As soluções estão na interação, exigem colaboração e contemplam múltiplas demandas e pontos de vista
  2. Muito além de responsabilidade: legado. O que empresas deixam para as próximas gerações
  3. Diversificação das formas de financiamento. Mais do que nunca, otimizar e contribuir para a evolução das possíveis fontes de financiamento é necessário para a solução de desafios
  4. O número não é o ponto final. A Avaliação de Impacto Social com monetização é importante, mas, descoberto o número, qual o próximo passo?
  5. Agendas ambiental e social caminhando lado a lado. A interdependência entre clima, florestas e pessoas
  6. Terceiro Setor engajado na promoção de políticas públicas. A sociedade civil organizada fortalece a democracia e acelera mudanças sistêmicas
  7. Fortalecimento da sociedade civil organizada: confiança, governança e transparência. A relevância das Organizações da Sociedade Civil (OSC) cresce conforme aumenta a confiança da população nos trabalhos realizados
  8. Filantropia familiar mostra a sua cara. Indivíduos e famílias assumem compromissos públicos em suas práticas de doação

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Sabe de algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.

    Conteúdos Jornadas formativas
    (Em construção)
    Recursos Financeiros
    (Em construção)