Estatutos Sociais de OSC

Equipe Conjunta

1 de mar de 2024

Gestão Jurídica

Conteúdo prático

Avançado

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Título

Dinâmica sobre Estatutos Sociais de OSC

Ano de publicação

2020

Organizações responsáveis

Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor – NEATS; Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC/SP.

Autores/ participantes

Paula Storto, Laís de Figueirêdo Lopes e Stella Reicher

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é direcionado para profissionais, pesquisadores e acadêmicos do Terceiro Setor interessados nos estatutos sociais das Organizações da Sociedade Civil (OSC). O material prático elaborado por pesquisadoras do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor – NEATS, vinculado à PUC/SP, oferece insights valiosos para disciplinas acadêmicas como Direito Civil, Societário/Comercial, Direito Administrativo, Direitos Difusos e Coletivos, além de ser útil para profissionais envolvidos na regulação e atuação dessas organizações.

Este conteúdo aborda os estatutos sociais de Organizações da Sociedade Civil (OSC), oferecendo um material prático desenvolvido no projeto “Liberdade de Associação na Universidade”.

Paula Storto, Laís de Figueirêdo Lopes e Stella Reicher, pesquisadoras do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor – NEATS, elaboraram esse projeto em associação ao Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC/SP.

O texto aborda a importância do Direito da Liberdade de Associação e das Organizações da Sociedade Civil na formação dos estudantes de Direito. Disciplinas tradicionais já tangenciam tais questões, mas carecem de aprofundamento nos temas jurídicos contemporâneos que envolvem essas organizações, destacando sua vital importância para a Democracia.

Desenvolvidos para estimular essa discussão e promover a imediata implementação, foram criados materiais de apoio no formato de “pílulas” para serem integrados às disciplinas existentes. Estes materiais propõem não só a aplicação de práticas relacionadas a associações, fundações e organizações religiosas, mas também a formulação de disciplinas específicas que evidenciem a regulação do Terceiro Setor no curso de Direito.

Em síntese, esse recurso é especialmente relevante para disciplinas como Direito Civil, Societário/Comercial, Direito Administrativo, Direitos Difusos e Coletivos, fornecendo informações fundamentais sobre a estrutura legal das OSCs.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Capa do vídeo [Episódio 5] Estatuto Social, Assembleia e Registro de Atas

Estatuto Social, Assembleia e Registro de Atas

Equipe Conjunta • 3 de mar de 2023

Este vídeo traz informações importantes sobre o que deve ter no estatuto social e como fazer corretamente assembleias e registro de atas.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Minicartilha jurídica: estatutos e atas (Pt. 1)

Equipe Conjunta • 21 de dez de 2022

Conheça o capítulo da Coleção Caminhos de Estatutos e Atas para o desenvolvimento de uma Organização da Sociedade Civil.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Engajamento Político e Constituição das OSC

Equipe Conjunta • 10 de mar de 2023

Reflexões sobre a constituição das OSC, com elementos para qualificar estruturas, aspectos jurídicos e gestão.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.

    Conteúdos Jornadas formativas
    (Em construção)
    Recursos Financeiros
    (Em construção)