(Eco)mapa de interessados

Equipe Conjunta

3 de mar de 2023

Governança

Guia e E-book

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Título

Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil - Fazer um (eco)mapa de interessados

Ano de publicação

2012

Organizações responsáveis

Instituto Fonte; Unesco

Autores/ participantes

Alexandre Randi; Ana Bianca Biglione; Antonio Luiz de Paula e Silva; Arnaldo Motta; Flora Lovato; Gladys Cristina Di Cianni; Helena Rondon; Joana Lee Ribeiro Mortari; Lafayette Parreira Duarte; Luciana Petean; Madelene Barboza; Mariangela de Paiva Oliveira; Marina Magalhães Carneiro de Oliveira; Martina Rillo Otero; Sebastião Luiz de Souza Guerra

Coordenadores

Flora Lovato; Antonio Luiz de Paula e Silva

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

O Instituto Fonte desenvolveu a coleção “Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil” como um mapa: não há um ponto de entrada, nem de saída, apenas caminhos. Você pode ler um ou mais folhetos junto a sua equipe para identificar em que ponto estão e aonde podem chegar a partir das referências apresentadas.

Uma conversa de qualidade sobre este folheto, em específico, pode gerar ideias e orientações úteis para quem deseja entender melhor o ecossistema de relações da organização.

Pensando em ajudar os envolvidos em iniciativas sociais a compreender a governança de modo satisfatório, incorporando resultados práticos, a coleção “Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil” disponibiliza uma série de folhetos com textos, ferramentas e estudos de caso sobre diversos temas de desenvolvimento organizacional.

Os consultores do Instituto Fonte desenvolveram os folhetos desta coleção, agora disponível abertamente para todos os interessados, para o projeto “Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil”, uma parceria da UNESCO e da TV Globo com a Petrobras no âmbito do programa Criança Esperança.

Inicialmente, esses folhetos serviram de base para os seminários de aprendizagem e capacitação do projeto, ajudando os participantes a entender como mobilizar todo o potencial que existe em uma organização e superar eventuais crises de modo proativo.

O folheto “Fazer um (eco)mapa de interessados” aborda a questão de como identificar e trabalhar com os públicos envolvidos em uma Organização da Sociedade Civil, principalmente em termos de responsabilidades e dinâmicas de relação. Para tanto, ele ajuda na construção de um (eco)mapa de interessados, que representa o ecossistema de relações em que está inserida a organização.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Capa original do folheto "Reconhecer bons grupos dirigentes"

Reconhecer bons grupos dirigentes

Equipe Conjunta • 3 de mar de 2023

Conheça este folheto da coleção "Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil" e reconheça bons grupos dirigentes.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar
Capa original do folheto Compreender a governança em Organizações da Sociedade Civil

Compreender a governança

Equipe Conjunta • 2 de mar de 2023

Conheça este folheto da coleção "Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil" e saiba mais sobre governança.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.

    Conteúdos Jornadas formativas
    (Em construção)
    Recursos Financeiros
    (Em construção)