Comportamento dos Conselhos Curadores em Fundações Empresariais no Terceiro Setor Brasileiro

Equipe Conjunta

18 de dez de 2023

Governança

Estudo de caso

Avançado

0
(0)

Indicado por

Clara Martins Leite

Título

Governança no terceiro setor : estudo descritivo-exploratório do comportamento de conselhos curadores de fundações empresariais no Brasil

Ano de publicação

2008

Organizações responsáveis

Universidade de Sao Paulo (USP)

Autores/ participantes

Luciano Sathler Rosa Guimarães

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é direcionado para acadêmicos, pesquisadores e profissionais interessados na governança e no estudo do comportamento de conselhos curadores de fundações empresariais no âmbito do Terceiro Setor no Brasil. Oferece uma análise detalhada sobre a influência das empresas instituidoras nos conselhos e na gestão das fundações, além de destacar as discrepâncias entre as funções esperadas e a atuação real dos conselheiros. Ideal para aqueles que buscam compreender a dinâmica e os desafios da governança nessas organizações.

Este conteúdo aborda um estudo descritivo-exploratório sobre o comportamento dos conselhos curadores de fundações empresariais no Brasil, realizado por Luciano Sathler Rosa Guimarães.

O estudo foca na governança em organizações do Terceiro Setor, especialmente nas fundações empresariais, destacando sua importância no desenvolvimento social.

Utilizando quatro casos como amostra, a pesquisa analisou documentos, entrevistou diretores e aplicou questionários aos membros dos conselhos.

O objetivo foi verificar se os conselheiros cumprem suas funções esperadas, incluindo determinação de missão, supervisão de programas, planejamento estratégico, controle orçamentário e avaliação do gestor.

Os resultados revelaram a influência das empresas instituidoras nos conselhos, além de divergências entre as funções esperadas e a atuação real dos conselheiros.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Capa original do texto Governança em fundações: em busca de longevidade e eficiência

Governança e Longevidade

Equipe Conjunta • 1 de mar de 2023

Apresenta os resultados de uma pesquisa sobre sobre a importância da governança para a longevidade e geração de resultados das fundações

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Campanhas do Dia de Doar apoiadas pelo poder público

Equipe Conjunta • 20 de set de 2023

Este vídeo explora campanhas do Dia de Doar com apoio do poder público, destacando estratégias e parcerias cruciais entre entidades sociais e governos...

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Governança no terceiro setor : estudo descritivo-exploratório do comportamento de conselhos curadores de fundações empresariais no Brasil

AMICD • 26 de jan de 2023

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.

    Conteúdos Jornadas formativas
    (Em construção)
    Recursos Financeiros
    (Em construção)