Conteúdos

Comportamento dos Conselhos Curadores em Fundações Empresariais no Terceiro Setor Brasileiro

Comportamento dos Conselhos Curadores em Fundações Empresariais no Terceiro Setor Brasileiro

Equipe Conjunta

18 de dez de 2023

Governança

Estudo de caso

Avançado

0
(0)

Indicado por

Clara Martins Leite

Título

Governança no terceiro setor : estudo descritivo-exploratório do comportamento de conselhos curadores de fundações empresariais no Brasil

Ano de publicação

2008

Organizações responsáveis

Universidade de Sao Paulo (USP)

Autores/ participantes

Luciano Sathler Rosa Guimarães

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é direcionado para acadêmicos, pesquisadores e profissionais interessados na governança e no estudo do comportamento de conselhos curadores de fundações empresariais no âmbito do Terceiro Setor no Brasil. Oferece uma análise detalhada sobre a influência das empresas instituidoras nos conselhos e na gestão das fundações, além de destacar as discrepâncias entre as funções esperadas e a atuação real dos conselheiros. Ideal para aqueles que buscam compreender a dinâmica e os desafios da governança nessas organizações.

Este conteúdo aborda um estudo descritivo-exploratório sobre o comportamento dos conselhos curadores de fundações empresariais no Brasil, realizado por Luciano Sathler Rosa Guimarães.

O estudo foca na governança em organizações do Terceiro Setor, especialmente nas fundações empresariais, destacando sua importância no desenvolvimento social.

Utilizando quatro casos como amostra, a pesquisa analisou documentos, entrevistou diretores e aplicou questionários aos membros dos conselhos.

O objetivo foi verificar se os conselheiros cumprem suas funções esperadas, incluindo determinação de missão, supervisão de programas, planejamento estratégico, controle orçamentário e avaliação do gestor.

Os resultados revelaram a influência das empresas instituidoras nos conselhos, além de divergências entre as funções esperadas e a atuação real dos conselheiros.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Campanhas do Dia de Doar apoiadas pelo poder público

Equipe Conjunta • 20 de set de 2023

Este vídeo explora campanhas do Dia de Doar com apoio do poder público, destacando estratégias e parcerias cruciais entre entidades sociais e governos...

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar
Capa original do texto Governança em fundações: em busca de longevidade e eficiência

Governança e Longevidade

Equipe Conjunta • 1 de mar de 2023

Apresenta os resultados de uma pesquisa sobre sobre a importância da governança para a longevidade e geração de resultados das fundações

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.