Censo GIFE 22-23

Equipe Conjunta

29 de dez de 2023

Captação de Recursos

Publicação

Avançado

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Título

Censo GIFE 22-23 mostra que recursos investidos superaram expectativas pós-pandemia

Ano de publicação

2023

Organizações responsáveis

Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE); ponteAponte

Autores/ participantes

Walquiria Tiburcio

Coordenadores

Patrícia Kunrath Silva

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é direcionado para profissionais, pesquisadores e líderes envolvidos no Terceiro Setor. Ele aborda os resultados do Censo GIFE 22-23, ressaltando tendências, desafios e oportunidades identificados no cenário pós-pandemia, como o aumento dos recursos, o crescimento dos fundos independentes e as disparidades regionais e de diversidade nos conselhos deliberativos.

Este conteúdo aborda o Censo GIFE 22-23, iniciativa do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), uma organização brasileira que reúne organizações sociais e empresariais que atuam com investimento social privado. O Censo GIFE é uma pesquisa realizada periodicamente para mapear e entender o cenário do investimento social privado no Brasil.

Nesta edição, a pesquisa revelou um aumento significativo nos recursos investidos no pós-pandemia, superando as expectativas em 20%.

Destaca-se o crescimento dos fundos independentes e a projeção de um maior investimento para 2023. No entanto, ressalta-se a concentração de recursos na região Sudeste e as disparidades de gênero e raça nos conselhos deliberativos, demandando atenção do setor.

A pesquisa, baseada nas organizações associadas ao GIFE, revelou que em 2022 foram investidos R$ 4,8 bilhões, equiparando-se ao melhor ano histórico de 2014. Enquanto isso, a participação ativa no Censo GIFE 22-23 foi notável, com 82% dos membros respondendo, sendo os fundos independentes os mais representados (85%).

Embora os investimentos em 2022 tenham superado as projeções pós-pandemia, houve uma queda considerável nos investimentos por parte das empresas. Isso aponta para um redirecionamento dos recursos após o cenário crítico da pandemia, sugerindo um retorno à normalidade.

Os dados também indicam uma previsão otimista para 2023, com um aumento estimado nos recursos investidos. No entanto, há preocupações em relação à concentração regional dos investimentos, com a região Sudeste predominante, e à falta de diversidade nos conselhos deliberativos, destacando a necessidade de um olhar mais atento para questões de equidade de gênero e raça.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Censo GIFE 2018

Equipe Conjunta • 7 de ago de 2023

Esta publicação aborda o Censo GIFE 2018, uma pesquisa bienal que oferece informações quantitativas sobre investidores sociais e organizações que direcionam recursos privados...

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Censo GIFE 2020

Equipe Conjunta • 23 de ago de 2023

Esta publicação aborda o Censo GIFE 2020, uma pesquisa bienal que fornece informações sobre empresas, institutos e fundações empresariais que investem em projetos...

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Censo GIFE 2020: Diversidade, equidade e inclusão social na área de ISP

Equipe Conjunta • 2 de out de 2023

Explore a representatividade racial e de gênero nas estruturas organizacionais e políticas de diversidade! Este conteúdo complementa o Censo GIFE com a Pesquisa...

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.

    Conteúdos Jornadas formativas
    (Em construção)
    Recursos Financeiros
    (Em construção)