Conteúdos

Autoavaliação de dirigentes

Autoavaliação de dirigentes

Equipe Conjunta

3 de mar de 2023

Governança

Guia e E-book

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Indicado por

Clara Martins Leite

Título

Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil - Coordenar uma autoavaliação de grupo dirigente

Ano de publicação

2012

Organizações responsáveis

Instituto Fonte; Unesco

Autores/ participantes

Alexandre Randi; Ana Bianca Biglione; Antonio Luiz de Paula e Silva; Arnaldo Motta; Flora Lovato; Gladys Cristina Di Cianni; Helena Rondon; Joana Lee Ribeiro Mortari; Lafayette Parreira Duarte; Luciana Petean; Madelene Barboza; Mariangela de Paiva Oliveira; Marina Magalhães Carneiro de Oliveira; Martina Rillo Otero; Sebastião Luiz de Souza Guerra

Coordenadores

Flora Lovato; Antonio Luiz de Paula e Silva

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

O Instituto Fonte desenvolveu a coleção “Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil” como um mapa: não há um ponto de entrada, nem de saída, apenas caminhos. Você pode ler um ou mais folhetos junto a sua equipe para identificar em que ponto estão e aonde podem chegar a partir das referências apresentadas.

Uma conversa de qualidade sobre este folheto, em específico, pode gerar ideias e orientações úteis para quem deseja realizar uma autoavaliação de dirigentes.

Pensando em ajudar os envolvidos em iniciativas sociais a compreender a governança de modo satisfatório, incorporando resultados práticos, a coleção “Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil” disponibiliza uma série de folhetos com textos, ferramentas e estudos de caso sobre diversos temas de desenvolvimento organizacional.

Os consultores do Instituto Fonte desenvolveram os folhetos desta coleção, agora disponível abertamente para todos os interessados, para o projeto “Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil”, uma parceria da UNESCO e da TV Globo com a Petrobras no âmbito do programa Criança Esperança.

Inicialmente, esses folhetos serviram de base para os seminários de aprendizagem e capacitação do projeto, ajudando os participantes a entender como mobilizar todo o potencial que existe em uma organização e superar eventuais crises de modo proativo.

O folheto “Coordenar uma autoavaliação de grupo dirigente” traz um modelo de questionário de autoavaliação que convida cada dirigente a refletir sobre seu desempenho na gestão e governança da OSC e oferece subsídios para orientar o aprimoramento da sua performance.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Fazer a diferença na governança

Equipe Conjunta • 3 de mar de 2023

Veja este folheto da coleção "Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil" e progrida como dirigente ou conselheiro.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Estudo de caso de governança

Equipe Conjunta • 3 de mar de 2023

Conheça este folheto da coleção "Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil" e veja a governança na prática.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar
Capa original do folheto "Reconhecer bons grupos dirigentes"

Reconhecer bons grupos dirigentes

Equipe Conjunta • 3 de mar de 2023

Conheça este folheto da coleção "Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil" e reconheça bons grupos dirigentes.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.