Este conteúdo aborda os principais dados e tendências apresentados no Anuário de Desempenho de Fundos Patrimoniais 2022.
Detalha informações como fluxo de caixa, alocação de investimentos, rentabilidade e estrutura de governança de endowments brasileiros.
Destaca a análise da rentabilidade nominal em 2022, identificando desafios comuns enfrentados pelos gestores e os setores de causa mais apoiados por esses fundos.
O Anuário de Desempenho de Fundos Patrimoniais 2022 é a segunda edição da iniciativa inédita que conta com informações de endowments brasileiros sobre fluxo de caixa (patrimônio, doações recebidas, investimentos na causa e resgates para manutenção própria); alocação dos investimentos; rentabilidade dos investimentos; e estrutura da governança (com dados sobre a presença de membros independentes e participação feminina).
Com prefácio escrito por Luiz Fux, Ministro do Supremo Tribunal Federal, a publicação conta com uma série histórica de 2019 a 2022.
O Anuário mostra uma recuperação de rentabilidade nominal em 2022, depois de um ano de queda. Entre os desafios, quase metade dos gestores elencam a captação de recursos enquanto 17% acreditam ser a rentabilidade. Já em relação às causas apoiadas, as que contam com maior número de fundos apoiadores são Educação, Ciência e Tecnologia.
O que você achou deste conteúdo?
Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).