Conteúdos

10 passos da Teoria da mudança

10 passos da Teoria da mudança

Equipe Conjunta

16 de out de 2023

Planejamento

Conteúdo prático

Iniciante

Intermediário

0
(0)

Título

Teoria da mudança: quais são os 10 passos?

Ano de publicação

2023

Organizações responsáveis

Portal do Impacto - Phomenta

Autores/ participantes

Maria Cecília Prates

Idiomas

Português

Focos geográficos

Nacional

Esse conteúdo é pra mim?

Este conteúdo é direcionado para profissionais e organizações atuantes no Terceiro Setor, especialmente aquelas envolvidas no planejamento e na execução de projetos e iniciativas sociais. Também é relevante para pessoas interessadas em compreender e aprimorar a abordagem da Teoria da Mudança como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento e a avaliação de impacto em projetos sociais.

Este conteúdo aborda a Teoria da Mudança em 10 passos, delineada no ‘Guia da Teoria da Mudança em 10 passos’ da New Philanthropy Capital (NPC), publicado em 2019.

Em síntese, essa abordagem é uma ferramenta valiosa para planejar e avaliar projetos sociais, especialmente em organizações do Terceiro Setor.

Além disso, destaca-se sua relevância em organizações do Terceiro Setor, sendo uma orientação eficaz para impulsionar iniciativas de impacto social no Brasil

Os 10 passos da Teoria da Mudança são:

  1. Analisar a Situação: Isso envolve definir o problema que o projeto pretende abordar, entender quem está sendo afetado, identificar causas e consequências do problema, entre outras análises.
  2. Definir o Público-alvo: Identificar as pessoas ou instituições que o projeto pretende ajudar ou influenciar, descrevendo suas características.
  3. Definir o Impacto: Determinar a mudança de longo prazo que o projeto busca alcançar, com foco em resultados significativos.
  4. Definir os Resultados: Identificar as alterações de curto prazo que contribuirão para o impacto, descrevendo o que as pessoas ganharão ou reterão.
  5. Definir as Atividades: Descrever as ações ou serviços que a organização ou projeto realizará para gerar os resultados esperados.
  6. Explicitar os Mecanismos de Mudança: Descrever como as atividades causarão os resultados desejados, destacando os mecanismos psicológicos ou comportamentais envolvidos.
  7. Explicitar o Sequenciamento: Determinar a ordem em que os resultados e o impacto ocorrerão, considerando uma sequência lógica.
  8. Elaborar o Diagrama da Teoria da Mudança: Construir um diagrama que represente a relação entre atividades, mecanismos, resultados e impacto, facilitando a compreensão da teoria.
  9. Definir os Demais Públicos Relevantes e “Fatores Facilitadores”: Considerar como o ambiente externo pode afetar o projeto, identificando outras partes interessadas, fatores externos e condições do contexto que podem influenciar o sucesso da teoria da mudança.
  10. Estabelecer os Pressupostos: Identificar pontos frágeis e incertos na teoria da mudança, questionando aspectos relacionados à entrega, impacto, efeitos não intencionais e processo.

Em suma, esses passos fornecem um guia abrangente para o planejamento e avaliação de projetos sociais, ajudando as organizações a desenvolverem estratégias mais eficazes e a alcançarem impactos significativos em suas iniciativas.

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Conteúdos relacionados na Plataforma Conjunta

Ferramenta para Teoria da Mudança

Equipe Conjunta • 11 de ago de 2023

Conheça esta plataforma interativa de Teoria da Mudança, metodologia de gestão e avaliação para organizações da sociedade civil (OSCs).

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Teoria da Mudança como estratégia social

Equipe Conjunta • 7 de ago de 2023

Este artigo te fornece quatro dicas para usar a Teoria da Mudança como estratégia social de uma organização.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Teoria da Mudança: o que é e como aplicar

Equipe Conjunta • 4 de ago de 2023

Teoria da Mudança: saiba mais sobre o que ela é e como aplicar essa peça fundamental da gestão de negócios de impacto social.

0
(0)
0
Acessar conteúdo Favoritar

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.