Jornadas formativas

Curso Dispositivo de Racialidade

Curso Dispositivo de Racialidade

Equipe Conjunta

19 de dez de 2024

Curso

Diversidade e Inclusão

Virtual

Nacional

Gratuito

0
(0)

Indicado por

Daiany França Saldanha

Título da jornada

Dispositivo de Racialidade

Organização responsável

SESC Digital

Público-alvo

Direcionado para indivíduos interessados em compreender e combater o racismo no Brasil.

Esse jornada é pra mim?

Se você busca compreender as raízes do racismo no Brasil e as formas de combatê-lo, conheça o curso "Dispositivo de Racialidade". Explore o conceito inovador de Sueli Carneiro e aprofunde seus conhecimentos sobre a luta antirracista.

Resumo da jornada

Descubra o curso "Dispositivo de Racialidade" e mergulhe em uma análise profunda sobre o racismo no Brasil. A formação convida a uma reflexão crítica sobre os mecanismos que perpetuam a desigualdade racial e as estratégias para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Temas trabalhados

Aborda temas centrais relacionados à branquitude, poder e resistências, começando com uma apresentação inicial e explorando, nas aulas seguintes, questões como o "eu hegemônico" (Aula 1), a relação entre branquitude e poder (Aula 2), o impacto do biopoder na negritude (Aula 3), epistemicídio e interdições (Aula 4), formas de resistência em duas partes (Aulas 5.1 e 5.2) e encerrando com reflexões sobre educação e cuidado de si (Aula 6).

Carga horária

6 aulas

Tipo da OSC

Qualquer porte

Quando ocorre:

Disponibilidade:
Disponibilidade Contínua

Investimento

Confira mais informações sobre valores clicando aqui.

Outras informações

Reconhecimento formal

Não

Professora

  • Sueli Carneiro

    Importante liderança do movimento negro e do movimento de mulheres negras. É uma das fundadoras de Geledés - Instituto da Mulher Negra. Em 1999, aos 49 anos de idade, Sueli Carneiro ingressou na pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, sob a orientação de Roseli Fischmann, onde desenvolveu a pesquisa que resultou na formulação do conceito “dispositivo de racialidade”. No exame de qualificação do mestrado, Sueli foi encaminhada para o doutorado direto e, em 2005, defendeu a tese “A Construção do Outro como Não-ser como fundamento do Ser”. Em 2023, a tese de Sueli Carneiro foi publicada como livro pela Editora Zahar sob o título Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser.

Favoritar

Compartilhe nas redes sociais

O que você achou deste conteúdo?

Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).

Sabe de alguma jornada que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Estamos falando de cursos, workshops, formações, redes de profissionais, programas de aceleração e fomento de OSCs, e eventos de networking relacionados a diversas temáticas do desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, queremos saber mais!

Indique aqui Grafismo

Você conhece alguma oportunidade que oferece recursos financeiros para o desenvolvimento institucional?

Essas oportunidades podem ser direcionadas diretamente para apoiar projetos de desenvolvimento institucional, oferecer recursos livres, ou financiar projetos finalísticos, onde parte do financiamento pode ser destinada ao desenvolvimento institucional. Se você conhece ou oferece alguma dessas oportunidades, compartilhe conosco!

Indique aqui Grafismo

Conhece algum conteúdo que deveria estar na Plataforma Conjunta?

Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.

Indique aqui Grafismo

Receba as principais informações de gestão para sua ONG.

Nossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.