Equipe Conjunta
3 de out de 2023
Desenvolvimento institucional
Gestão Financeira
Vídeo
Iniciante
Indicado por
Guine Silva
Título
Educação Financeira | Curso para Desenvolvimento de ONGs
Ano de publicação
2023
Organizações responsáveis
Fundação Tide Setubal; Plataforma Alas; Tik Tok; Matos Filho; Ponte a Ponte
Autores/ participantes
Taynara Santos
Idiomas
Português
Focos geográficos
Nacional
Este conteúdo é direcionado para organizações do Terceiro Setor, especialmente ONGs, interessadas em aprimorar sua educação financeira pessoal. Ele aborda a apresentação da metodologia Érica, com foco em quatro passos: estimar, registrar, categorizar e avaliar. Destaca a importância de identificar e corrigir rachaduras nas finanças pessoais, oferece um exemplo prático de como usar a metodologia Érica. Além disso, enfatiza a relevância da educação financeira para a qualidade de vida, a sustentabilidade financeira, o equilíbrio entre presente e futuro, o controle de despesas, o investimento financeiro e a necessidade de discutir abertamente sobre dinheiro e finanças pessoais.
Este conteúdo é parte da 4ª edição do edital Elas Periféricas da jornada formativa “Curso para Desenvolvimento de ONGs”, o vídeo é curto e faz parte de um conjunto de 16 vídeos relacionados a organizações periféricas. Aborda a aula de Educação Financeira, que visa capacitar os participantes a melhorar sua relação com o dinheiro e alcançar seus objetivos financeiros. Nela, é apresentada a metodologia Érica, composta por quatro passos: estimar, registrar, categorizar e avaliar. Destaca-se a importância de identificar e corrigir problemas nas finanças pessoais e fornece um exemplo prático de como utilizar essa metodologia. Também convida os participantes para um encontro ao vivo em novembro, enfatizando a relevância da educação financeira para a qualidade de vida, a sustentabilidade financeira e o equilíbrio entre presente e futuro, além de abordar tópicos como controle de despesas e investimento financeiro, desmistificando a ideia de que ganhar mais dinheiro é a única solução para problemas financeiros e incentivando a abertura para discutir dinheiro e finanças pessoais.
O Edital “Elas Periféricas” tem como principal objetivo fortalecer e apoiar mulheres negras que desempenham um papel fundamental nas comunidades periféricas de todo o Brasil, por meio de iniciativas que geram impactos significativos em seus respectivos territórios. Essa iniciativa da plataforma “Alas” surgiu como resultado do lançamento do Edital “Caminhos”, uma colaboração entre a Fundação Tide Setubal, o Instituto Ibirapitanga e a Porticus América Latina.
Confira os outros vídeos da jornada da 4ª edição do Edital ‘Elas Periféricas” clicando aqui
Contribua com a sua indicação e nos ajude a fazer um site mais completo, diverso e interessante.
Indique aquiNossa News é para gestores, lideranças, pessoas que atuam nas organizações e gostariam de melhorar áreas como comunicação, finanças, jurídica, monitoramento avaliação, captação de recursos entre outras. Além disso, você ficará por dentro de novidades e oportunidades do Terceiro Setor.
O que você achou deste conteúdo?
Avalie o conteúdo e comente sua opinião sobre o conteúdo.
(necessário fazer login).